COMO PREPARAR A CASA PARA O INVERNO

Atualizado: Mar 16

No dia 21 de Junho o Inverno começa oficialmente. Mas as temperaturas já caíram e o frio chegou por aqui. Você sabe como deixar sua casa mais quentinha e aconchegante para essa época do ano? Vem aprender aqui!

Com a queda das temperaturas, nós passamos a ficar mais em casa. Os bares e restaurantes são trocados por jantares em casa. Os passeios ao ar livre são trocados por filminho no sofá.


Há quem ame, há quem não gosta de jeito nenhum do frio. mas é unanimidade que preferimos ficar no aconchego do lar nessa época.


Mas a não ser que você tenha aquecedor elétrico, lareira ou piso aquecido – coisas bem raras de serem encontradas nas casas brasileiras. Você provavelmente vai precisar usar alguns truques para deixar sua casa mais quentinha pro inverno.

Assim como fazemos adaptações no nosso armário de inverno. Saem os vestidos leves e rasteirinhas, entram os casacos e botas. A decoração também pode entrar no clima da estação.


Afinal, como fazer a decoração de inverno? Separei 8 dicas simples que você não vai precisar de muito para por em prática. Vem comigo!


1. Roupas de Cama

Essa é, geralmente, a primeira mudança que fazemos quando o inverno chega na nossa casa. Para dormir quentinho, trocamos as colchas finas por edredons e cobertores. Vale lembrar também que o lençol de algodão é mais confortável para esse época do que as opções de poliéster, cetim ou malha.

2. Tirando o mofo

Puxando da dica anterior, quando deixamos nossos cobertores guardados durante todo o período quente do ano e tiramos do armário no inverno, precisamos lembrar de arejá-los antes de ir pra cama.


Algumas mantas mais leves são fáceis de serem lavadas em casa, já peças mais pesadas é um pouco mais complicado. Mas estender no sol e deixar arejar por um período antes de usar já pode resolver.


Guardar em sacos à vácuo também ajudar a resolver o problema de mofo e mau cheiro. Além de economizar bastante espaço na hora de armazenar.

3. Mantas

As mantas não são apenas objetos de decoração. Elas são essenciais no inverno. Existem diversas opções de mantas no mercado. As mantas de tricô estão super em alta na decoração e deixam qualquer sofá, cama ou poltrona quentinhos.

Um boa dica também é deixar um cesto ao lado do sofá com opções de mantas para a família toda. Assim elas não precisam ficar expostas quando não estiverem usando. Mas ficam acessíveis assim que se deitarem no sofá.

4. Tapetes

Algumas pessoas não são fãs dos tapetes. Mas não há como negar que o nível de conforto que ele traz é bem alto. Em épocas mais frias, ninguém gostar de pisar no chão gelado.

Para quem acha que tapetes mais peludos são de difícil manutenção, uma opção pode ser usá-los apenas no inverno ou trocar por opções mais leves quando o frio passar.

É importante pensar em todos os cômodos da casa. Sala, lateral da cama, banheiro, corredores. Quanto mais isolado o chão estiver, menor será o frio que vai passar.


5. Cortinas

Durante o verão, as cortinas passam a maior parte do tempo abertas, deixando a luz e o sol entrarem. Quando chega o inverno, fechamos as janelas e queremos evitar ao máximo aquele vento gelado que vem de fora.

Então, cortinas podem ser uma boa aliada nessa hora. Dê preferência para os tecidos mais pesados e considere também adicionar uma camada extra na sua cortina tradicional apenas para essa época.


6. Pelegos (fake, por favor)

Os pelegos caíram no gosto do povo nos últimos anos. E entendemos o por quê. Além de serem super fofos, eles esquentam muito.


Para os jantares em casa, para receber amigos na área externa com conforto, ou mesmo para trabalhar mais confortável. Espalhe pelegos pelas cadeiras e crie um clima delicioso para esse inverno.

(OBS: Pelego é o termo usado para a pele do carneiro, a lã. Eu, particularmente, não sou nenhum pouco a favor de usarmos peles de animais em nenhuma circunstância. Existem os pelegos fakes, feitos de material sintético, que cumprem a mesma função. Faça uma escolha consciente.)


7. Velas

Agora que já preparamos a casa e adicionamos mantas, tapetes, cortinas, cobertores e lã. Vamos a minha parte favorita: as velas!

Velas decoram, aquecem e deixam qualquer casa preparada para o inverno com muito estilo. Opções não faltam na maneira de usá-las. Porta-velas, gaiolas, lanternas… Essa é a hora que você pode colocar o seu próprio estilo.

8. Truques de Design

Essa é um dica extra com alguns truques do Design que trazem sensação de mais conforto para os dias frios.


Sabemos que as cores tem influência no mood do ambiente, sendo assim, cores quentes podem ajudar a criar um clima de conforto para o inverno. Invista em acessórios de cores fortes e terrosas, como terracota, mostarda, marrom e marsala.

As texturas também ajudam a preencher a decoração trazendo a sensação de ambientes mais quentes. Tecidos variados para as mantas, almofadas e tapetes. Papel de parede. Móveis e acessórios de madeira. Essas são algumas técnicas que podemos usar para aquecer o nosso lar.

Confesso que não sou fão do inverno e prefiro o verão. Mas confesso também que adoro passar bastante tempo em casa nessa época. Vamos nos preparar da melhor maneira e aproveitar!

Se você gosta de dicas de decoração como essa, me segue também lá no Instagram: @decoradoria55


E se você gostou desse post, me ajuda a divulgar o blog compartilhando com seus amigos.


Um beijo e a gente se vê por aí! 🙂

(Fotos: Pinterest)

#decoraçãodeinverno #dicasdedecoração

8 visualizações

CONTATO

RAQUEL SOUZA

decoradoria55@gmail.com

@decoradoria55

São Paulo / SP

  • Pinterest
  • Instagram

Decoradoria55 © Todos os direitos reservados 2020

Design por Decoradoria55