DECORAÇÃO BOÊMIA: 10 DICAS PARA UMA CASA BOHO-CHIC

Atualizado: Mar 16

A boemia pode ser definida como um estilo de vida que foge do convencional. Alegre, despreocupado, não segue regras, tem espírito nômade e está sempre cercado de muita criatividade, música e artes em geral. As características vibrantes desse estilo criaram a decoração boêmia, inspiração de casas boho-chic que conhecemos hoje.

O termo “boêmio” teve origem no século XV, quando foi usado para referir aos ciganos da França, que, erroneamente, pensava-se que teriam chegado ao país a partir da Boêmia – região histórica da Europa Central.


O Estilo Hippie do final dos anos 60 e início dos anos 70 traz de volta à tona esse estilo de vida e revive a decoração boêmia. As inspirações estiveram por todo lado, inclusiva na moda e festivais de música e arte.


Hoje, o que vemos é novamente uma popularização desse estilo que se desprende dos padrões. Decorar ou se vestir tem muito mais a ver com o seu próprio gosto do que com tendências definidas. O novo Boho-chic é uma reinvenção do Bohemian Style.


A regra para criar um Design Boho é que não existem regras


Porém, algumas características da decoração boho-chic são bem marcantes e aqui vou listar 10 delas para te ajudar a ter uma casa com essa carinha alegre e despretensiosa.


1. Base Neutra

No estilo boêmio mais é mais, porém uma base neutra vai te ajudar a destacar as cores e texturas dos elementos de decoração, sem que o ambiente fique muito carregado ou enjoativo. Aposte nas paredes e móveis brancos.

Créditos: Jessica White Photography

Créditos: Home Wow Decor

2. Paleta de Cores Vibrantes

A influência Marroquina é muito presente nesse estilo e também uma ótima fonte de inspiração para cores. Terracota, Verde, Azul, Amarelo e Rosa caem muito bem juntos e misturados.

Créditos: Jungalow

3. Móveis Baixos

Os sofás, camas e mesas mais baixos, comuns do estilo oriental, também entram aqui, quase sempre com estruturas de madeira e revestimento em couro para os sofás.

Créditos: DIYCore

Créditos: Urban Outfitters Home

4. Mix de Estampas e Camadas

Já vimos que pode tudo, né? Mas misturar estampas é quase um requisito obrigatório. As almofadas e tapetes são elementos chave do estilo: Use e abuse.

Créditos: @kohteessa

Créditos: Casa Watkins Living

5. Cadeira de Balanço

Nada mais despretensioso do que ter uma cadeira de balanço na sala. Uma peça que fala por si e agrega estilo e conforto. Use também no quarto ou área externa e dê preferências para materiais naturais, como o vime ou algodão.

Créditos: @blushandochre

Créditos: Reserve Home

6. Coleção na Parede

Qualquer coisa que você tenha colecionado durante sua vida, mostre isso. Aqui a graça é que não importa se isso não combina com aquilo, não é pra combinar mesmo. O importante é que tudo tenha um significado especial para você.

Créditos: @vanessacombe

Créditos: Old Brand New

7. Elementos Artesanais

Feito à mão por todos os lados. Crochê, tricô, macramê, tear manual, todos eles tem lugar especial no boho-chic. Que tal fazer você mesmo alguns de seus elementos decorativos?

Créditos: @saratoufali

Créditos: @melaniestevenson_

8. Plantas

É claro que elas não faltam nesse estilo ligado aos aventureiros, amantes da natureza. Trazer o verde para dentro de casa é fundamental. Além de purificar o ar e retomar o contato perdido com a floresta, as plantas trazem textura e volume pra decoração.

Créditos: @mrcigar

Créditos: My Haven Home

9. Espelhos

Os objetos metálicos e os espelhos ajudam a compor paredes e aumentar o espaço. Mas nada de espelhos sem graça, dê preferência a molduras trabalhadas. O espelho sol é um clássico do bohemian decor.

Créditos: Nikau Store

Créditos: @acupofjo

10. Variedade

O mais legal da decoração boho-chic é que tudo pode combinar. Aproveite o que você já tem em casa e monte sua composição. Vá a antiquários da sua cidade e garimpe peças vintage para completar. Solte a criatividade.

Créditos: @lalovenenoso

Créditos: Histórias de Casa

Gostou das dicas? Conte aqui pra mim o que mais te inspirou e se você vai aderir ao Bohemian Decor pra decorar a sua casa.


Já me segue no instagram? (@decoradoria55) Por lá tem mais dicas práticas de decoração e estilos.


Beijos e a gente se vê por aí!

#bohemiandecor #dicas #estilosdedecoração

17 visualizações

CONTATO

RAQUEL SOUZA

decoradoria55@gmail.com

@decoradoria55

São Paulo / SP

  • Pinterest
  • Instagram

Decoradoria55 © Todos os direitos reservados 2020

Design por Decoradoria55