NOVO SESC AVENIDA PAULISTA: CURIOSIDADES POR TRÁS DO EDIFÍCIO REFORMADO

Atualizado: Mar 16

Reinaugurado em abril do ano passado, a “nem tão nova assim” unidade do SESC Avenida Paulista tem atraído muitas visitas.

Fotografia: Pedro Vannucchi

Grande parte do público vai até o espaço interessado em conhecer os últimos 2 dos 19 andares do prédio, onde ficam localizados o café, a comedoria e o mirante.


Do alto de 62,45m é possível ter uma vista privilegiada da Avenida mais famosa do Brasil, com alcance até a Avenida Consolação, é possível avistar o belíssimo jardim do Hospital Santa Catarina, o grande painel do Oscar Niemeyer, assinado por Kobra, o vizinho prédio do Itaú Cultural e muitos outros pontos de interesse da Paulista.

Fotografia: Pedro Vannucchi

Fizemos nossa visita em um sábado e o movimento era grande, porém muito organizado. A fila na entrada flui com rapidez e o espaço no mirante e café, apesar de cheio, não impede que você consiga um espaço bacana para apreciar a vista e tirar boas fotos. Essas foram as nossas:

Foto: Matheus Grillo

Foto: Matheus Grillo

Histórico da Construção

A construção original já existe na avenida desde os anos 1970, projetada por Sérgio Pileggi e Euclides de Oliveira e desde 1975 funcionava como sede administrativa do próprio SESC, dividido com a Federação do Comércio do Estado de São Paulo.

Edifício José Papa Jr. Foto: Rafael RC

Mas o que me chamou a atenção mesmo foi o que havia ali antes do Edifício José Papa Júnior.


Os registros do endereço começam em 1899. Segundo Luciana Cotrim, do Site São Paulo City, ali havia uma das primeiras mansões da Av. Paulista, pertencente ao Sr. Luiz de Anhaia Mello, engenheiro e fundador da Escola Pollythécnica, hoje a Universidade de Engenharia da USP – a Poli.


Em 1913 a casa foi vendida para o Sr. Mario Dias de Castro, figura conhecida da elite paulistana da época. Então o escritório de Ramos de Azevedo, um dos mais influentes arquitetos em São Paulo, no final do século XIX, foi o responsável pelo novo projeto da residência.

Créditos: São Paulo City

Para nossa sorte e para matar a curiosidade, aqui vão algumas fotos de detalhes da mansão:

Créditos: São Paulo City

A reforma e a nova configuração

O processo entre o início oficial do projeto e a reinauguração do prédio durou por longos 14 anos. A torre comercial antiga ganhou uma nova fachada que incorporou vidros não reflexivos e placas de zinco, trazendo benefícios estéticos, conforto térmico e acústico. Projeto assinado pelo Escritório Königsberger Vannucchi, aberto ao público em Abril de 2018.

Fotografia: Pedro Vannucchi

O interior do prédio foi completamente reformulado para que grandes espaços de convivência fossem criados. “A arquitetura só se faz completa quando ativada pela circulação das pessoas. A configuração das fachadas leste e oeste, com rasgos horizontais, permite aos usuários um novo olhar sobre a cidade ao mesmo tempo em que rompe com a tipologia típica dos edifícios de escritórios da avenida, anunciando um novo uso para o antigo edifício e uma nova e democrática frequência de público”, afirma Gianfranco Vannucchi, arquiteto responsável pelo projeto.

Fotografia: Pedro Vannucchi

O restante do prédio ainda conta com biblioteca, serviço de odontologia, salas de espetáculos e exposições, academia, espaço infantil, loja Sesc, e outros serviços gerais. Alguns dos serviços são exclusivos para quem tem a credencial plena, mas periodicamente são realizadas atividades abertas ao público geral.

Fotografia: Pedro Vannucchi

Outras informações, como programação de cursos e atividades abertas ao público, exposições, espetáculos e oficinas podem ser conferidas no site do próprio SESC: https://www.sescsp.org.br/unidades/9_AVENIDA+PAULISTA/#/content=facilidades/facilityId=1037#/uaba=programacao#/fdata=id%3D9


Horário de funcionamento da cafeteria e mirante:

Terca a sábado: 10h às 21h30 Domingos e feriados: 11h às 18h30


Endereço

Av. Paulista, n 119 – São Paulo/SP

Para quem optar pelo transporte público, as estações mais próximas são: Brigadeiro (Linha Verde) e Vergueiro (Linha Azul).


Ficou com vontade de conhecer o SESC Avenida Paulista ou com alguma dúvida? Me conta aqui nos comentários.


Já me segue no Instagram? (@decoradoria55) Por lá deixo mais dicas e um pouquinho da minha vida pessoal também.


Beijos e a gente se vê por aí!

#arquitetura #lugares

7 visualizações

CONTATO

RAQUEL SOUZA

decoradoria55@gmail.com

@decoradoria55

São Paulo / SP

  • Pinterest
  • Instagram

Decoradoria55 © Todos os direitos reservados 2020

Design por Decoradoria55